top of page

O que é o Ser Paciente?

O Ser Paciente é mais do que uma plataforma. É um espaço de encontro e reflexão para profissionais da área da saúde e pacientes que buscam aprofundar suas relações interpessoais e o autoconhecimento. Criado com o intuito de fomentar diálogos e trocas enriquecedoras, nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos membros.

Entendemos que, na prática clínica e no cuidado com o outro, o autoconhecimento é uma ferramenta fundamental. Seja você  psicólogo, médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde, aqui você encontrará conteúdo relevante, discussões significativas e uma comunidade engajada, pronta para crescer junto com você.

E por que ouvir os pacientes, familiares e/ou responsáveis? Pois eles são o motivo de nossa existência como profissionais e, seus relatos, podem ajudar os profissionais de saúde a identificarem suas necessidades de autoconhecimento e desenvolvimento profissional, criando assim, uma retroalimentação saudável de trocas ricas e vivas!

 

Por isso, oferecemos um ambiente seguro e acolhedor, onde questões complexas podem ser discutidas e compreendidas em profundidade. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e evolução, onde o cuidado começa em cada um de nós.

DSC_0989_edited.jpg

Dra. Patricia Neto

Psicanalista, Médica e Fundadora

Sou Patricia Neto, mãe da Bruna e da Giovanna, avó da Maya e do Antonio, médica, formada em Medicina, em 1990, pela UNIRIO. 


Tornei-me especialista em Medicina de Emergência (RQE 37248), minha paixão profissional, e participei do processo de reconhecimento da especialidade no Brasil, tendo sido presidente da ABRAMEDE - Associação Brasileira de Medicina de Emergência - RJ por 2 anos.

Trabalhei muitos anos em plantão e coordenação de Serviços de Emergência na Clínica São Vicente da Gávea, Hospital Quinta Dor e Hospital Badim, entre outras. Evoluí na minha carreira para área de gestão, fiz MBA de Gestão em Saúde pelo IBMEC, fui diretora do Hospital Norte Dor, do Hospital Israelita Albert Sabin e da Intensive Care Internações Domiciliares. 

Mais recentemente, em 2018, fui Diretora Executiva do Grupo CEMERU por curto período e, de 2018 até 2024 estive na posição de Gerente Executiva da Saúde da FAPES-BNDES, à frente do plano de saúde e da saúde ocupacional do BNDES. 

Desde 18 anos de idade me trato com psicoterapia, tendo passado  por experiências com TCC e Análise Transacional. Mas, há em torno de 17 anos, conheci e me identifiquei muito com a Psicanálise, o que foi e tem sido um grande diferencial na minha vida.  Tenho também formação em Grupo Balint.

Adicionalmente aos meus 34 anos de graduação de Medicina, iniciei meu processo de formação em Psicanálise em 2020, filiada a  Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro, para me dedicar ao atendimento em Psicanálise com foco no autoconhecimento, melhores relações interpessoais, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outras inúmeras questões que nos levam a buscar a psicanálise.  Na sequência, estive vinculada a Sociedade de Psicanálise da Barra e, atualmente a Comunidade da Psicanálise Descolada do psicanalista Carlos Mario Alvarez onde participo de grupos de estudos e perpetuo a minha formação.

bottom of page